Representante da Liga Árabe se lança candidato à sucessão de Mubarak no Egito

Brasília - Em meio à crise política no Egito, o secretário-geral da Liga Árabe, Amr Moussa, lançou-se hoje (4) candidato à sucessão do presidente egípcio, Hosni Mubarak. Porém, Moussa disse que Mubarak tem de ser mantido no poder 'até o fim de agosto', porque as eleições presidenciais ocorrem em setembro. No entanto, a posse é apenas em dezembro. Ou seja: Mubarak fica no governo por todo o ano de 2011.

'Estou à disposição do meu país, claro. Mas vamos ver os desenvolvimentos políticos. Estou pronto a servir como um cidadão que tem o direito a ser candidato', disse o secretário. Fundada há 66 anos, a Liga Árabe reúne 22 países e envolve cerca de 200 milhões de pessoas do chamado mundo árabe. É considerada uma organização regional.

As informações são da agência pública portuguesa, Lusa. O secretário-geral da Liga Árabe também afirmou que está pronto a assumir um papel na transição de regime no Egito. Quando perguntado sobre uma eventual candidatura presidencial, Moussa respondeu: 'Por que não?'.

'Eu não creio que ele se vá embora. Creio que vai ficar até ao final de agosto', disse Amr Moussa, antigo ministro dos Negócios Estrangeiros egípcio. Mubarak, alvo de protestos, prometeu não se candidatar às próximas eleições.

Amr Moussa não excluiu a hipótese de integrar um eventual governo de transição e desejou um 'consenso nacional'. 'Não se pode ignorar as forças políticas, incluindo a Irmandade Muçulmana', disse ele, referindo-se ao principal movimento da oposição do Egito.